

Cargos e carreiras no
Mercado Financeiro
Antes do Mercado Financeiro
Um dia na vida de um Investment Banker júnior
Um dia na vida de um Investment Banker júnior
12H45
Termino de imprimir a última versão para uma revisão rápida, e nesse exato momento percebo que o Associate #1 está ao meu lado, com olhos julgadores, à espera do envio do material.
11H00
Percebo uma inconsistência nas informações recebidas pela empresa, entro em contato com a equipe de contabilidade para esclarecer minhas dúvidas. Esse processo me custa 40 minutos.
10H15
O Associate #1 me pede para ajudá-lo com seu projeto, isso incluiu atualizar o ppt com as novas informações financeiras da empresa e atualizar o modelo de valuation, e é claro, tudo isso para as 13h00.
Hoje meu almoço será solitário, comerei em minha mesa, não porque sou antissocial, mas sim, por causa da falta de tempo.
10H00
Em meio a esse turbilhão de e-mails, tem um crucial para hoje, o nosso cliente da aquisição quer um valuation mensualizado da empresa que ele comprará. Esse material é “para ontem”, pois a reunião acontecerá as 8h00 do dia seguinte. Essa nova informação será usada para reduzir o valor final da negociação - hoje o dia vai longe.
O único problema do e-mail, é que preciso alinhar as novas métricas que serão utilizadas com o Managing Director, que agora está em reunião fora do escritório.
8H00
Após uma breve análise dos e-mails, seleciono os principais para responder e checo as novas informações recebidas por clientes ou membros da equipe, e em paralelo a isso, envio o relatório de atividades para meu superior. Tudo isso antes de focar em qualquer tipo de apresentação ou projeto que envolva mais tempo.
6H30
Acordo atrasado, corro para o banho, engulo meu café e vou para o escritório. Nos intervalos ociosos dessas atividades, checo meus e-mails para saber o que me espera durante o dia.
Entrego o material no tempo determinado, e com isso consigo arrancar um elogio do Associate #2, que fica satisfeito ao ver meu desempenho com o pouco tempo que tinha e com a pressão que estou devido a apresentação para um dos nossos principais clientes.
No meio deste caos todo, receber um elogio é algo inusitado, mas é sempre bem-vindo, pois, não é só de xingos que se vive um analista de M&A de uma boutique.
Neste momento, olho para meu computador, e para meu alívio, o sistema voltou, com isso, tomo duas xícaras de café e compro um Red Bull, pois agora a brincadeira começa.
18H00
15H00
Como não conseguirei avançar com o valuation, dou foco na construção das 4 Company Profiles que o Associate #2 pediu.
Não é algo complexo, pois é um material de apoio, destinado para o conhecimento do setor e suas peculiaridades. Não será utilizado como apresentação para o cliente. Entretanto, leva algum tempo para garantir a confiabilidade e consistência de informações.
14H45
Corro até a sala do Managing Director, aviso a ele que o sistema está fora do ar e, nesse momento, ele xinga de todos os nomes possíveis o coitado do menino de T.I. Ele olha para mim e diz: “A apresentação precisa estar no meu e-mail até as 23h”, e em seguida, volta a olhar para a tela do computador.
14H30
Primeira coisa que faço é entrar no Capital IQ para conseguir as informações necessárias para o cálculo do WACC. Para meu desespero, o nosso sistema apareceu em manutenção, e não tem hora prevista para retorno.
Neste momento, em que estou olhando incrédulo para o computador, o Associate #2 me vê, e tenho a certeza que ele pensou, “olha esse vagabundo aí desocupado”, e assim que se aproxima já me pede para criar 4 Company Profiles do setor de Óleo e Gás até as 18H00, pois às 20H00 ele tem um Conference Call com um possível cliente, e precisa deste material para entender melhor do setor e dos concorrentes – irá ajuda-lo a se destacar na reunião de prospecção.
14H00
Após o período de bronca, damos início ao debate sobre as novas métricas do valuation. Entre conflitos e acordos, chegamos ao consenso de que devemos alterar o WACC e, para isso, precisarei acessar o Capital IQ.
13H45
Ao entrar na sala do Managing Director, recebo um baita esporro devido a hora em que fui procurá-lo. Tento explicar os motivos do atraso, mas ele simplesmente dá um sorriso sarcástico e me diz: “Qual o nível de relevância entre as duas apresentações?”, e completa o sermão de forma clássica, “Alinhe as expectativas com seus superiores para que isso não se torne um problema maior”.
13H10
Neste período de 5 minutos, fujo para ir ao banheiro. Na volta, começo a ficar preocupado com a apresentação para a reunião de amanhã, ainda não comecei a trabalhar nela e já passamos do meio-dia. Antes de falar com o Managing Director, crio um esboço da apresentação, para que eu consiga enxergar todas as dúvidas e questionamentos que possam surgir durante sua produção.
13H05
Ao som de uma sinfonia de xingamentos do Associate #1, dizendo que sou incompetente e esse atraso irá prejudicá-lo, envio o documento. Tenho certeza que essa bronca foi apenas por ego, mas seguimos em frente, esse foi só o primeiro do dia - vamos que tem mais por aí.
23H45
O cara foi um gentleman, mas me sinto um idiota ao entender o que aconteceu: esqueci de atualizar a estrutura de capital da empresa, fazendo com que toda minha análise fosse prejudicada (e aí está, realmente a pressa é inimiga da perfeição).
Sim... eu sou um idiota!
E não... eu não conseguirei sair do escritório antes da 1h da manhã.
23H35
20 anos atrás eu levaria um esporro do Managing Director daqueles de filme: veias quase estourando, rosto completamente vermelho e expressão de ódio nos olhos e inabilidade para ser objetivo. Ainda bem que estamos em outros tempos, e o máximo que ouço é um “estou decepcionado”.
23H15
Meu x-burguer duplo com bacon acaba de chegar na mesa, após um dia maluco como esse, me dou esse privilégio. No entanto, recebo um WhatsApp do Managing Director, que foi curto e grosso, mas consigo sentir o ódio dele mesmo via mensagem de texto. Melhor voltar imediatamente para o escritório. Levanto-me rapidamente para pagar a conta, e nesse tempo peço para embrulhar meu lanche que é devorado no caminho para o escritório.
22H55
Clico no botão Ctrl + B (save) e olho para o céu, não acredito, deu tempo de finalizar no prazo. Envio todos os materiais para o Managing Director revisar e saio para jantar.
Mental note: Todos devem estar espantados com o tempo que eu realizei essa atividade, isso terá uma consequência mais adiante.
Uma apresentação desse tamanho e importância, leva de 45 minutos a 1 hora para ser revisada, então, posso jantar tranquilo. Acredito que conseguirei ir embora do escritório por volta da 1h da manhã.
18H15
Coloco meu fone de ouvido para me manter focado, pois tenho apenas 4H45 minutos para recalcular o WACC, atualizar o valuation e refazer a apresentação.
03H00
Após fazer e refazer inúmeras vezes, tenho uma nova pilha de rascunho – matei umas quinze árvores hoje, não muito ESG!!! Porém acredito que finalizei o material. Vou pedir para outro analista, que também está por aqui, para revisar minha apresentação.
Como nada vem de graça, fazemos uma troca: eu finalizo os trading comps para ele, ele revisa minha apresentação.
00H00
Volto para minha mesa. Agora a pressão aumentou pois o meu chefe não terá oportunidade de revisar novamente a apresentação – essa será entregue diretamente para o cliente, e não tem a menor chance de ter outro erro como aquele, aliás, nenhum erro, agora, “o meu está na reta”.
Em um bom dia eu demoraria por volta de 40 minutos para realizar esta tarefa, mas com o cansaço e a pressão, este projeto deve demorar umas 3 horas para ser finalizado.
05h00
Agora sim! Está tudo finalizado e impresso, e posso ir para casa tomar um banho. Às 07H00 tenho que estar no escritório para a reunião de alinhamento, antes da principal reunião do semestre.