top of page
Group 558.png
Group 524.png

Devo investir em certificações?

Antes do Mercado Financeiro

Certificações estão associadas com algumas carreiras, mas dificilmente serão determinantes na contratação de um estagiário.

O que são certificações para o Mercado Financeiro?

Certificação é uma forma de validação emitida por alguma autoridade que se dispôs a avaliar conhecimentos específicos e algumas habilidades técnicas dos candidatos à certificação.


A forma mais comum de certificação é a aplicação de uma prova padronizada, nivelando todos os candidatos. Mas algumas certificações incluem passos adicionais como exigência de experiência, entrevistas etc.


Por causa da necessidade de escalar as certificações, elas falham no mais importante que é atestar que o profissional certificado está apto para exercer uma profissão ou atividade. No final, a certificação atesta que você se dedicou minimamente para se preparar para aquele teste, e tem o mínimo de disciplina e comprometimento com uma determinada carreira.

Mask group
Mask group

Para que servem as certificações?

Você não será contratado porque tem uma determinada certificação. E dificilmente deixarão de contratar um candidato porque você ele não tem uma certificação. Pronto, falei – certificação não será determinante na sua contratação,  especialmente no começo da sua carreira.


Centenas de universitários me perguntam sobre esta ou aquela certificação, invariavelmente com a perspectiva errada de que tal certificação é a solução para seus problemas. As pessoas constroem uma ilusão de que aquela certificação é a única coisa que falta para ela ser contratada, mas não é. Não existe “bala de prata” em contratação.


Certificação é tão somente mais um elemento do seu CV. Erradamente, as pessoas assumem que “se eu tenho e meu concorrente não tem, eu tenho um diferencial.” Pois... você tem olho azul? Ter olho azul é um diferencial no Mercado Financeiro? Por óbvio que não, pois ter olho azul não é relevante para o Mercado Financeiro. Logo, para se qualificar como diferencial, precisa ser algo relevante para a carreira que você quer seguir. Diferentes carreiras no Mercado Financeiro estão associadas a diferentes certificações, portanto, investir em certificações fará ou não sentido a depender da carreira em si, e a certificação correspondente. Uma certificação só será um diferencial se você tiver o básico bem-feito e for competitivo para aquela posição.

Mask group

Em geral, ter uma certificação significa que você aprendeu o mínimo que você precisa saber sobre determinado assunto. Certificação não prova que você será um bom profissional, apenas atesta que você acertou o mínimo de perguntas em uma prova padronizada. Algumas carreiras exigem certificação, a exemplo de médicos, advogados, contadores, e até engenheiros. Essas carreiras exigem uma validação além do diploma porque apenas fazer um curso não garante que você está apto para exercer aquela profissão, ainda mais com tantas escolas no mercado com padrões diferentes de ensino e cobrança. Resolve-se essa questão com provas padronizadas para avaliar se o candidato aprendeu o mínimo para se qualificar. No Mercado Financeiro, algumas carreiras têm certificação obrigatória, como o CFP para planejadores financeiros, e os CPAs promovidos pela ANBIMA para carreira de bancário e assessor de investimentos.


No Mercado Financeiro, quando a certificação é obrigatória, o banco sempre oferecerá treinamento específico. Isso porque a obrigação é de o banco ter no seu quadro, funcionários certificados. Repare que, diferente de um motorista e sua habilitação, nunca será uma obrigação da pessoa tirar uma determinada certificação antes de entrar no mercado de trabalho no Mercado Financeiro.

Nunca a obrigação da certificação será para um cargo de entrada, o que implica que o banco tem um tempo para qualificar o seu quadro de colaboradores

Ou seja, concentre-se em se tornar o melhor candidato para uma determinada vaga, e ser realmente competitivo para aquela posição, antes de se preocupar com certificação.

Nessas circunstâncias, é razoável que o banco prefira contratar o melhor profissional disponível, e depois invista na sua certificação, do que contratar um profissional inferior só porque ele já tem a certificação.

No Mercado Financeiro especificamente, certificação não é necessariamente um diferencial, como muitos acreditam. Algumas carreiras estão associadas a algumas certificações, mas ainda assim, é mais importante se tornar um candidato competitivo sem certificação, do que um candidato medíocre e certificado. Vou além: ter uma certificação que não bate com a profissão que você busca pode até prejudicar o candidato por parecer falta de foco e/ou indecisão sobre o que você quer fazer da vida.

Para saber se certificação é importante para a carreira que você quer seguir, basta você avaliar os profissionais que fazem o que você quer fazer. Se eles tiverem uma certificação comum, você tem a sua resposta. Por exemplo, busque por Investment Bankers no LinkedIn e você descobrirá que uma insignificante minoria tem CFA, provando que esta certificação não é relevante para uma carreira em Investment Banking.

Em geral, testes padronizados como os usados para certificações são difíceis, desconectados da prática do dia a dia, e com muita restrição de tempo. A maioria envolve leituras obrigatórias e privilegiam memorização em detrimento de entendimento, de forma que, se você fez o cursinho preparatório e fez os simulados, você muito provavelmente passará no teste. Por outro lado, as pessoas que estão praticando aquelas profissões no dia a dia e são consideradas aptas provavelmente não passarão no teste. No final, a certificação é mais uma evidência de disciplina, comprometimento e dedicação, do que de aptidão.

Em resumo:

Certificação não será determinante na contratação de um júnior no Mercado Financeiro

Quando existente, a obrigação é do banco de certificar seus profissionais, e para funções pré-determinadas

Seja um candidato competitivo antes de investir na sua certificação

Certificações estão associadas à determinadas carreiras, e somente nesses casos podem ser um diferencial. Para outras carreiras, podem até ser um detrator

Certificação é uma comprovação que você fez uma prova e acertou o mínimo de questões, não é um atestado de competência nem de inteligência

Certificação é uma demonstração de disciplina e comprometimento, não de aptidão.

Mask group
bottom of page