top of page
Group 558.png
Group 524.png

Devo investir em certificações?

Antes do Mercado Financeiro

Certificados de Conclusão, com o próprio nome diz, apenas certifica que você concluiu um curso ou treinamento.

Mask group

Existe uma corrida por Certificados de Conclusão, especialmente no começo da sua carreira quando o seu CV está um pouco vazio. E funciona! Investir em cursos nessa etapa da sua vida profissional é importante e demonstra interesse real e legítimo por aqueles assuntos. Mas não se perca neste processo, faça o curso que quiser,
mas coloque no seu CV aqueles que irão de fato melhorar a sua narrativa.


Melhor do que Certificado de Conclusão, seria o Certificado de Proficiência. Este sim certificaria que além de assistir o curso, você aprendeu e sabe fazer. Infelizmente, é bem mais difícil medir se o aluno sabe aplicar os ensinamentos que ele deveria ter aprendido. Além disso, não é tão simples, pois alguns assuntos requerem experiência prática e maturidade.


Apesar dos desafios, algumas certificações buscaram o caminho da certificação de proficiência. O CFP da Planejar, por exemplo, requer um MBA e experiência como planejador. A certificação de CFOs do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros requer 5 anos de experiência como CFO.

Nos meus cursos de ponta como o Boot Camp 101, o Investment Banking Boot Camp, e o Investment Banking Avançado, fazemos uma apresentação final onde o aluno aplica quase tudo que aprendeu. Selecionamos finalistas e depois um vencedor daquela edição do programa. Não é exatamente um Certificado de Proficiência, mas é uma validação muito forte, especialmente para os finalistas. 

Certificados de Conclusão serão importantes na construção do CV, especialmente dos profissionais mais juniores. Mas Certificados de Conclusão apenas refletem que você foi minimamente disciplinado para terminar o curso, e atestam sobre o seu interesse naquele tema ou matéria. Demonstrar a sua capacidade de aplicar os ensinamentos será uma validação ainda maior, e no limite, busque uma Certificação de Proficiência – que é mais rara de se obter, mas fica a ideia.

bottom of page