top of page
Group 553.png
Group 504.png

Afinal, quem é você?

Antes do Mercado Financeiro

Mask group

Algumas dicas para este exercício de autoconhecimento:

Não tenha medo de ser feliz! Coloque tudo na mesa, inclusive aquilo que um dia você considerou impossível. Teremos 100 anos para fazer o impossível

Autoconhecimento é o primeiro passo para definir a sua próxima carreira dos sonhos.

A forma mais fácil para ter uma carreira de sucesso é fazer alguma coisa de que você gosta, em que você é bom, e que tem valor para os outros. Usando outras palavras, é perseguir a carreira que tiver melhor alinhamento – ou fit – com quem você é. Assim, o começo dessa jornada é se conhecer.

Tudo bem se este alinhamento não acontecer espontaneamente ou não for tão óbvio para você pois nada está escrito em pedra! Ao longo da sua vida profissional, você terá muito tempo para desenvolver novas habilidades, inclusive aquelas que parecem impossíveis ou improváveis hoje. Prefiro pensar que qualquer carreira estará ao seu alcance, embora nossa aptidão nos impulsione para mais longe em algumas carreiras em maior alinhamento com nossas características e habilidades.

Considere quem você é. O que você quer ser vem depois (avalie suas opções em função de quem você é – por exemplo, Investment Banking não é para qualquer um)

Group 414.png

Concentre-se no que faz sentido para você, deixe de lado sonhos (execute um plano, não execute sonhos)

Comecemos pelo mais fácil: quem é você!

 O que as outras pessoas pedem para você fazer?

O que as pessoas pedem para você não fazer?

Quais características são naturais em você?

O que você faz bem sem esforço?

 O que as outras pessoas pedem para você fazer?

O que as pessoas pedem para você não fazer?

 Qual a suaforma favorita de ajudar as outras pessoas?

Por outro lado, que tipo decoisas você faz “no sacrifício”?

Que tipo de coisas você precisa tentar inúmeras vezes até fazer corretamente?


O que você não acerta de jeito nenhum?

O que lhe dá prazer?

Em suma, quais atividades tem maior alinhamento, ou “fit”, com você?

Um paralelo com esportes

Para ajudar nesta reflexão, leia atentamente a lista de atividades abaixo e assinale os esportes que você não gosta de fazer:

Em princípio, você pode perseguir qualquer carreira. Fazendo um paralelo do esporte com a sua carreira, acredito que com dedicação e treinamento você possa seguir a carreira de sua escolha. No entanto, o nível de sacrifício para você se destacar e estar entre os mais competitivos será muito alto se você escolher uma carreira para a qual você não tem muita aptidão (ou "fit").

Na prática, você terá maior probabilidade de sucesso se perseguir a carreira que faz mais sentido para você. Invista na carreira que demanda o menor sacrifício para você se destacar. Não veja essa questão como preguiça, mas uma questão de eficiência: de uma forma ou de outra, dá muito trabalho estar entre os melhores.

Em busca do fit!

Reflita sobre suas inclinações e preferências. Qual
esporte tem mais fit com você? Qual esporte demandará o menor esforço para você dominar e, quem sabe, se destacar?

Mask group.png

Nada é impossível!

Acredito que você consiga praticar qualquer um
dos esportes acima com treino e dedicação. Talvez você não seja muito bom, mas se diverte  praticando o exercício. Talvez você tenha alguma restrição física, mas os atletas paraolímpicos nos provam que talvez essa restrição não seja uma desculpa.

Mask group (1).png

Mas estar entre os melhores do
mundo não é trivial.

Para nos destacarmos em um esporte (ou carreira), precisamos estar acima da média. Fazer com naturalidade o que algumas pessoas levam anos aperfeiçoando. Para qual esporte (ou carreira) você se sente naturalmente apto? Seria um esporte coletivo ou individual (carreira generalista ou especialista), esporte com ou sem bolas (finanças ou marketing)? Se você resolvesse ser um atleta olímpico, qual esporte escolheria?

Mask group (2).png
Esportes individuais
Esportes com bola
Esportes sem bola
Esportes aquáticos
Outros esportes

Perfis

Que tipo de profissional você é? Descubra o seu perfil para escolher a carreira que mais combina com você.

Capacete.png

Uma digressão sobre sonhos

Entre sonhar grande e sonhar pequeno, sonhe grande. Dá o mesmo trabalho. O problema de um sonho é que ele não vem com um caminho. Prefira metas e objetivos e construa o seu caminho.

bottom of page