top of page
Group 553.png
Group 504.png

Afinal, quem é você?

Antes do Mercado Financeiro

Mask group

O Mercado Financeiro é gigantesco em qualquer medida que você considerar: giro de dinheiro, estoque de dinheiro, número de pessoas, variedade de opções de carreira, instituições financeiras, e assim por diante. O Mercado Financeiro é importante.

O Mercado Financeiro engloba as instituições financeiras, reguladores, e os mercados monetário, de capitais, de derivativos, de câmbio, de commodities e de crédito, entre outros. Uma carreira em finanças se alimenta de tudo isso e abrange todas as posições financeiras nas empresas e organizações.

Mask group

Uma carreira em finanças tem uma aura de constante evolução e crescimento, apesar de várias carreiras fazerem a mesma coisa do mesmo jeito há anos. Ou você acha que Investment Banking mudou muito desde os tempos do John Pierpont Morgan? O setor passou por profunda mudança regulatória e se reinventou através da tecnologia, mas a sua essência não mudou muito no último século.

Associamos uma carreira em finanças com muito trabalho e boa remuneração. Consideram ser uma ótima oportunidade de crescimento profissional e desenvolvimento pessoal. Os desafios são incríveis e podem vir acompanhados por um grande sentimento de realização.

Preciso lembrar o meu leitor que a grama sempre é mais verde de quem a vê de fora. Vejo dois fenômenos acontecendo: muitos que estão no Mercado Financeiro não acham tudo isso, e uma carreira em finanças nas empresas pode ser tão ou mais interessante, apesar de quem está fora não pense isso. É uma questão de ponto de ponto de vista e expectativas.

Mas... de onde vem essa expectativa toda? Por que o Mercado Financeiro é importante? Que diferença eu posso fazer para o mundo atuando no Mercado Financeiro?

Sexy!

Paga muito bem!

É intelectualmente desafiador

Eu gosto de finanças

Eu acredito em finanças

Eu sigo uma pessoa nas mídias sociais que...

Por que uma carreira em finanças?

Por que finanças? Sem sairmos do campo de administração de empresas, além de Finanças, temos Marketing, Recursos Humanos, Operações, Direito, e Estatística entre tantas outras matérias. Dentre tantas opções de carreira, por que finanças?

 

Não me diga que você gosta de finanças! Sim, eu já ouvi isso muitas vezes. Essa é uma péssima resposta porque: i) não é verdade, e ii) não explica nada.

Repare que todas essas razões, apesar de muito boas, não são específicas ou exclusivas de uma carreira em finanças. Para levar para um extremo, um bom jogador de futebol terá quase tudo isso.

Algumas razões melhores para entrar no Mercado Financeiro:

Selecione a razão pela qual você pensa em seguir uma carreira em finanças:

Networking

Variedade de
funções e atividades

Desenvolvimento
profissional

Remuneração
atrativa

Exposição
internacional

Acesso a informação
estratégica

Desafios
analíticos

“Por que uma carreira em finanças?” é uma pergunta a ser respondida de forma bem precisa (não responda qualquer coisa que você achar bonito) e específica (relacionado a finanças).

Levando essa discussão para um nível mais profundo: o que o Mercado Financeiro – e de preferência nenhum outro lugar – tem a oferecer que faz brilhar os seus olhos?

Alta exposição profissional para potencializar o crescimento na
sua carreira

Desenvolvimento intelectual e quantitativo

Acesso a mentes brilhantes, tanto no Mercado Financeiro quanto nos clientes

Participação em transações significativas

Exposição à diferentes setores da economia

Oferece um ótimo ponto de vista para entender o mundo, e as suas diferenças

Oportunidade de remuneração diferenciada (salário, benefícios ebônus)

Não há garantias! O mercado financeiro é enorme e tem muitas possibilidades.

Nem todas as carreiras no Mercado Financeiro são dinâmicas e oferecem as oportunidades listadas acima. Ainda se você ingressar nas carreiras mais competitivas, talvez você não tenha acesso a todas as oportunidades por questões de mercado ou pessoais.

bottom of page