

O seu Curriculum Vitae (CV) e LinkedIn
Antes do Mercado Financeiro
Os recrutadores buscam talentos em três principais recursos:
O seu CV deve refletir o que você quer vender, o seu Equity Story
Indicação
Recomendação direta de um candidato feita por um colega de trabalho ou conhecido do entrevistador
Através das faculdades
No Brasil eram os anúncios de empregos nas faculdades, nos EUA eram os eventos de recrutamento “on campus”
On-line
Ferramentas como LinkedIn, Glassdoor, etc se desenvolveram para atender as demandas de recrutadores e entrevistadores. Estas ferramentas são muito bem remuneradas por esse serviço
Com a evolução da internet, os recursos se adaptaram e evoluíram. O mercado está cada vez mais competitivo, e temos menos tempo de exposição para deixar uma boa primeira impressão. Sim, está mais difícil e não vai melhorar.
Se hoje temos muito mais recursos do que antigamente, a efetividade desses recursos está cada vez pior. É muito fácil oferecer uma vaga no LinkedIn, que tornou muito fácil aplicar para essas vagas. Mas qualquer um aplica para qualquer vaga, fazendo o processo de encontrar candidatos viáveis para uma vaga em específico quase um pesadelo. A empresa e os “bons” candidatos literalmente pagam o preço.
A tecnologia continua evoluindo, tenha certeza de que você está acompanhando as tendências mais recentes. A ineficiência dos processos seletivos criou um problema que foi resolvido com robôs que buscam no LinkedIn pessoas com perfil escolhido para a vaga solicitada. O robô não será o melhor método para toda e qualquer vaga, nem é para todo mundo, mas fica claro que:
É importante ter um perfil atualizado nas redes sociais
Encontrar talentos (e vagas) está ficando cada vez maiscomplexo
Sem dúvidas, indicação é o melhor método para quem contrata e para quem procura emprego. Mas esse método será potencializado ao longo do tempo com experiência e networking, duas coisas em que devemos começar a investir desde já. Ainda assim, não vamos abrir mão de todos os métodos de que pudermos dispor para buscar o sucesso nas nossas carreiras, certo?