

O seu Curriculum Vitae (CV) e LinkedIn
Antes do Mercado Financeiro
Samples, Cases e Challenges são coisas diferentes, que se bem usadas podem ser um diferencial no seu processo seletivo. Mas cuidado! Eles podem te atrapalhar.
Challenges, ou desafios
São processos competitivos estruturados em torno de uma tarefa, que pode ou não ser um estudo de caso, e avaliados por uma banca de especialistas
Case, ou estudo de caso
É a análise de um problema ou situação
Sample
É uma amostra do seu trabalho, pode ser a análise de uma empresa, um estudo setorial, um valuation
Case
Quando o entrevistador quiser avaliar o seu trabalho em um processo seletivo, ele criará um Case, ou estudo de caso, para os candidatos trabalhar. Assim, o entrevistador controla melhor as variáveis como premissas, demandas do projeto e tempo de execução. Estudos de caso são bem interessantes para avaliar capacidade, tempo de reação e comprometimento dos candidatos.
Os melhores Cases são em ambiente fechado, ou seja, aqueles feitos in loco, ao longo de duas a quatro horas. Além de avaliar o trabalho do candidato sob pressão, a configuração minimiza interferência externa.
Quando o Case é livre, ou seja, o candidato tem mais tempo e pode fazer de casa, sempre haverá a probabilidade de ele fazer em conjunto com amigos ou obter ajuda externa. Umas duas vezes por mês alguém me pede ajuda em um Case ou Challenge, e eu nunca ajudo pois acho antiético.
Mas cuidado com os Challenges feitos por estudantes, comum nas ligas de finanças, quando o sujo está avaliando o imundo. Se você for de uma liga e quiser organizar um Challenge, busque alguém capacitado para julgar o mérito dos trabalhos. Tem aparecido bastante gente bem fraquinha com excesso de confiança construído em Challenges. E os piores são aqueles que, apesar de uma análise fraca ou malfeita, falam bem e sabem se impor em uma apresentação: eles enganam muita gente, especialmente os mais juniores, mas não impressionarão uma pessoa experiente ou bem-preparada.
Challenge
Challenges são ótimas oportunidades para praticar e testar suas habilidades, especialmente quando a banca de especialistas é realmente capacitada. Melhor ainda se o feedback for construtivo e profundo. Eu participo de vários processos como avaliador.
Como alavancar nas análises que você fez? Não inclua um Sample no seu CV, ele deve se manter com apenas uma página e deve ser acompanhado de carta de apresentação que pode mencionar a disponibilidade do seu Sample. Leve seu Sample impresso na entrevista – colorido, encadernado etc.! No momento oportuno, ofereça o material para o entrevistador avaliar – será um ótimo assunto para vocês discutirem. Eu sempre encorajo os Campers - meus alunos do Investment Banking Boot Camp e do Boot Camp 101 - a levar suas apresentações na entrevista: além de oferecer um contexto para discussão analítica, é uma boa oportunidade para explicar como foi a experiência em si.
Sample
Um Sample não tem as mesmas condições de contorno de um Case. O candidato teve tempo e tranquilidade para desenvolver, certamente contou com a ajuda de terceiros, e não mede o comprometimento do candidato àquele processo seletivo especificamente. A única informação nova que o Sample oferece para o entrevistador é que o candidato parece estar genuinamente interessado naquele assunto.
Mas é importante termos humildade e percebermos que nem sempre um Sample ajuda. Se o mérito de um Sample é mostrar o interesse do candidato em um assunto, porque um candidato à uma vaga em Fusões & Aquisições faria um Stock picking, ou a seleção de uma ação para investimento? Ele demonstrará o interesse pela profissão errada. Um outro problema ainda maior acontece quando o candidato é arrogante e promove exageradamente seu trabalho fazendo papel de tolo.
Tenha certeza que o Sample está aderente com a oportunidade que você busca:
M&A
Análise de uma transação recente, transaction comps, relatório de avaliação
ECM
Análise de um IPO ou Follow-on recente, construção de tese de investimento setorial (quais setores podem fazer IPO nas condições macro atuais)
DCM
Análise de uma emissão recente, análise de crédito
Asset
Stock picking, tese de investimento de uma ação, Investment cases, composição de carteira, performance de carteira
Financial planner
Plano de investimento de uma persona
Trader
Log de investimentos (publique no LinkedIn as suas decisões em tempo real para validar o timing das suas decisões), performance de carteira
Corporate Banking
Análise setorial, company profile, análise de crédito
Consultor de investimento
Se você fosse escolher um ativo para investir hoje, qual ativo seria e por quê?
Sales
Com base nos research reports de um banco específico (pegue uns 4-5 relatórios de pesquisa de um banco, incluindo macroeconômico e setorial), escreva um email super suscinto para um cliente fictício com as recomendações de ações do banco

Tem um Sample que é bem genérico e funcionará para quase qualquer carreira de entrada no Mercado Financeiro: faça um prognóstico macroeconômico e diga quais setores da economia irão performar melhor nesse cenário. Se quiser ir além, escolha a empresa listada na bolsa de valores mais bem posicionada em cada setor.
Se for importante para o processo seletivo, o entrevistador incluirá um estudo de caso no processo. Challenges e Samples terão pouca influência e podem ajudar a praticar e ganhar experiência, ou atrapalhar com desalinhamento de interesses ou excesso de confiança. Se o seu trabalho estiver realmente bem-feito, leve-o impresso na entrevista e tenha um bom assunto para discussão.