top of page
Group 516.png
Group 553.png

O seu Curriculum Vitae (CV) e LinkedIn

Antes do Mercado Financeiro

Tem gente que prefere ficar de fora – o que é até bem saudável. Mesmo desinteressado, os especialistas recomendam criar o seu perfil e, se for o caso, deixá-lo dormente. Ficar de fora dos principais aplicativos dará a oportunidade para abrirem a conta no seu lugar, com o seu nome e sua foto. Você, que está fora da rede não estará monitorando regularmente se alguém está a se passar por você.


Apesar de fraude ser um problema sério e real, a maior parte dos problemas nas redes sociais são causados pela própria pessoa que se autossabota. Para gerenciar melhor qualquer risco, e minimizar problemas, recomendo separar a vida pessoal da vida profissional, mantendo o LinkedIn para o mercado de trabalho e os outros aplicativos para seus relacionamentos pessoais.

No LinkedIn

Não tem como escapar das mídias sociais, então sugiro mergulhar de cabeça! Mas com estratégia.

Comporte-se como no trabalho.

Postura, fotos, texto e comentários devem ser polidos e consistentes com o mercado que você quer atuar.

Veja o LinkedIn como sua vitrine para colegas, futuros empregadores, clientes e até pessoas que você quer recrutar.

No Instagram e outras mídias sociais

Prefira ter um perfil fechado

Controle quem tem acesso. Muitas pessoas têm dois perfis, um aberto e moderado e outro fechado e com mais liberdade.

Está todo mundo vendo!

Seja cuidadoso com o conteúdo que você compartilha e os comentários que você faz. Não faça nada que você possa se arrepender depois, ou que fora de contexto possa te prejudicar. Não controlamos os desdobramentos dessas coisas, e uma coisa simples pode virar uma coisa séria. Pessoas já perderam empregos (e relacionamentos) por coisas postadas nas mídias sociais.

Jamais entre em conflito publicamente

Aprendi com o tempo que haters will hate! Tem gente que acordou para causar confusão, tem gente que vive para causar confusão. Invejosos estão por todos os lados, e geralmente muito próximos de nós. A melhor recomendação que posso te dar é olhar para o outro lado. O mais comum é ficarem incomodados com algo que você disse e reclamar de algo completamente diferente – ela está buscando alguma vulnerabilidade. Não alimente a discussão, apenas agradeça. Se a pessoa continuar insistindo, é mais fácil bloquear a pessoa. Como o povo gosta de confusão, é capaz de sua exposição aumentar, pessoas começam a escolher lados, a confusão aumenta! Não se iluda, você não quer esse tipo de exposição.

Não radicalize

Assuntos como sexualidade, time de futebol, religião, política, inclinação sexual podem ser importantes para você, mas por que seriam importantes no mercado de trabalho? Se fizer questão de postar, prefira o canal privado. Se quiser postar no canal público, não radicalize. Radicais tendem a levar essas questões para todos os ambientes (inclusive o ambiente de trabalho), o que pode ser muito disruptivo.

image 1

Com a estratégia certa, as mídias sociais te apoiarão tanto nos relacionamentos profissionais, quanto pessoais.

Aprenda a separar os dois, e não se expor negativamente. Na prática, os mundos se cruzam e seus amigos acompanharão a sua jornada profissional, e os profissionais acompanharão a sua jornada pessoal. Não faça nada que te prejudique e fique só com a parte “boa” das mídias sociais.

bottom of page