.png)

Processo seletivo
Antes do Mercado Financeiro
Entenda a importância de um discurso de fechamento
Take 1
Você terminou aquela incrível entrevista. Invariavelmente, o entrevistador pergunta: “você tem alguma consideração final”? Você responde “não, todo mundo já explicou tudo que eu gostaria de saber”. Você é acompanhado até o elevador pois o entrevistador quer ter certeza de que você foi embora. No corredor vocês falam sobre o BBB, ou futebol, ou qualquer trending topic do momento. Cumprimentos, você entra no elevador, a porta se fecha, fim.
Pronto! Você acabou de desperdiçar o momento mais importante da entrevista. Você jogou fora o equivalente ao intervalo da final da libertadores (ou do Super Bowl dos Estados Unidos). Permita-nos propor um roteiro diferente!
Take 2
Você terminou aquela incrível entrevista. Invariavelmente, o entrevistador pergunta: “você tem alguma consideração final”? Você responde “eu já tenho todas as informações que eu preciso para tomar uma decisão, e sem dúvidas eu quero fazer parte do seu time e me tornar o melhor analista que já passou por aqui”. Você é acompanhado até o elevador pois o entrevistador quer ter certeza de que você foi embora. No corredor você reafirma para o entrevistador as 3 principais razões para ele te contratar – mas você calibra o seu tempo: razão 1, aolongo do corredor (pow!), e razão 2 enquanto o elevador chega (pein!). Ao começar a dizer a 3a razão, você entra no elevador, termina o seu raciocínio com metade do corpo dentro do elevador, cumprimentando o entrevistador, mega sorriso no rosto. A porta do elevador se fecha (e você ainda está sorrindo). E powpein! É assim que você termina uma entrevista: com o entrevistador tendo claro e fresco na cabeça porque ele deve te contratar.
O discurso de fechamento deve resumir o seu Equity Story, que idealmente já foi apresentado ao longo da entrevista. Deve conectar os principais argumentos de venda que você desenvolveu na conversa com o entrevistador. Não tem fechamento melhor para uma entrevista do que o seu Equity Story.
Este mesmo conteúdo será usado para:
O que fazer se o seu Equity Story não estiver muito sólido? Repense, treine e retreine. Se ainda assim você não estiver convencido, ou não estiver convencendo, coloque a mão na massa e trabalhe seus pontos fracos. Siga preenchendo as lacunas de conhecimento para a vaga que você almeja. Somente um bom Equity Story viabilizará sua candidatura.
Processo seletivo não é sorte, é trabalho. Trabalho antes, durante e depois do processo seletivo. Construa e venda seu Equity Story como ninguém, pratique até sair naturalmente e sem você pensar.
Fechar uma entrevista
Solicitar uma entrevista
Agradecer o entrevistador pela oportunidade de participar do processo seletivo
Pedir uma carta de recomendação
Justificar ou agradecer um aumento ou bônus