.png)

Processo seletivo
Antes do Mercado Financeiro

As principais dicas para uma boa entrevista são:
O entrevistador está torcendo por você!
Se você acha o processo de entrevistas ameaçador, assustador ou intimidante é porque você fez poucas entrevistas na sua vida. Essa sensação vai melhorar muito e eventualmente passará. Aguente firme!
Uma entrevista não precisa ser necessariamente estressante. Curta o processo, aproveite a atenção que você está recebendo e tente aprender alguma coisa no processo. Ou seja, aproveite a jornada! Você não terá tantas oportunidades na sua vida de contar a sua história para alguém genuinamente interessado.
Por outro lado, leve o processo seletivo e as entrevistas a sério. Aproveitar a jornada não significa brincar em serviço. Dia de entrevista é dia de jogo, não é dia de treino. Ainda que em princípio aquela oportunidade não seja aquela que mais brilha os seus olhos. Ir mal em uma entrevista pode significar fechar uma porta – não precisamos disso.


Para descontrair, assista ao vídeo abaixo!
Vídeo: Canal Porta dos Fundos “Entrevista de Emprego” (https://www.youtube.com/watch?v=wV3vGWcca3U)
O recrutador está torcendo por você. O recrutador quer que você vá bem, que faça seus olhos brilhar, que você seja perfeito para a vaga a que você se candidatou.
Processos seletivos são frustrantes por construção: recebemos muitas negativas para uma (ou poucas) positivas. É claro, normalmente paramos de procurar um novo emprego quando aceitamos uma proposta. Vença essa ideia equivocada de frustração, e reinterprete como um ciclo de descoberta. Leve cada entrevista como se fosse a última da sua vida – talvez seja a última antes de fazerem uma proposta para você. Quem sabe?
As entrevistas são 1x1 ou 2x1. Existem várias razões para mais de uma pessoa entrevistar 6 o candidato, mas nenhuma delas é intencionalmente constranger você. Não entre em pânico, não tem ninguém “contra” você em um processo seletivo.
Algumas empresas exigem que mais de uma pessoa entreviste os candidatos ao mesmo tempo, para haver uma testemunha. Eventualmente colocamos um entrevistador inexperiente como observador para se desenvolver. Às vezes, pode ser meramente uma questão de agenda.
Entrevista com equipe junior
As entrevistas com membros mais juniores do banco ou butique é uma etapa desafiadora, mas interessante e reveladora. Em pouco tempo você estará no lugar deles, entrevistando os próximos talentos que trabalharão lado a lado com você, e você também vai querer saber se eles são bons, competentes, agradáveis, etc. Será um bom termômetro para sua vontade de integrar aquele time.
As entrevistas mais desafiadoras tendem a ser com os funcionários mais jovens, especialmente para cargos de entrada, como estágio ou analista de primeiro ano. São os funcionários mais júniores do banco ou butique que sentirão o maior impacto da sua entrada na área considerando a sua competência e seu encaixe no time.
.png)
Espere uma entrevista dura, com perguntas técnicas de finanças e contabilidade. Importante dominar matemática financeira, contabilidade, análise de demonstrações financeiras. Suas aulas na faculdade provavelmente serão insuficientes e ficaram perdidas na sua memória há muito tempo. Reveja o material, faça um curso específico agora mais maduro, ou faça exercícios práticos aplicados. Cases das ligas de finanças podem ser úteis aqui.
.png)
Muitos processos seletivos incluem um case para avaliar o seu conhecimento técnico e a sua capacidade de aplicar estes conceitos. Estes Cases não são difíceis, mas se você nunca fez um talvez se sinta um pouco perdido. Nesse caso, o verdadeiro teste não é sobre a análise em si, mas a sua capacidade de se virar, ter iniciativa, e produzir algo útil. Divida seu tempo: leitura do Case, planejamento, execução, e tente seguir conforme planejado – você irá melhor que boa parte dos demais candidatos.
.png)
É bastante comum testarem sua capacidade de raciocínio lógico. Boa sorte! Neste caso, para um dado problema absurdo, dificilmente esse problema terá uma resposta certa. Os entrevistadores estão interessados em entender como você aborda o problema. Use papel e caneta – você não impressionará ninguém fazendo tudo de cabeça – e explique seu raciocínio.
.png)
Treinar raciocínio lógico não é trivial. Desenvolvemos raciocínio lógico no contexto de outras matérias como programação, matemática (especialmente trigonometria), interpretação de texto, física; e jogos como Sudoku entre outros métodos. Aposto que agora você está arrependido de não ter prestado tanta atenção àquelas matérias. Se você quiser praticar, um caminho pode ser estudar para o GMAT – muitas questões interessantes dessa natureza com resolução para você treinar seu raciocínio lógico.
.png)
Tenha em mente que as pessoas menos experientes estão a testar a sua aptidão. Equipe júnior entrevistando estagiário e analista me lembra do sujo cuidando do imundo. Todos os envolvidos são inexperientes e provavelmente ainda imaturos, ainda em treinamento para processos seletivos, e seus comportamentos tendem a refletir os processos seletivos de que eles mesmos participaram como candidatos. De vez em quando alguém pode errar a mão, mas todos sobrevivem.
.png)
GMAT
GMAT: Graduate Management Admission Test é um teste padronizado usado poruniversidades americanas e do mundo todo para avaliar a capacidade doscandidatos com respeito as suas habilidades matemáticas, de raciocínio lógico e deinterpretação de texto no processo de seleção para aos cursos de MBA e outros depós-graduação.
Dicas de entrevista com Junior Bankers:
Seja você mesmo
Não leve nada no pessoal e mantenha a calma
Conecte-se com os entrevistadores
Não se impressione com as aparências, muitas vezes o bonzinho é mau, e o terrorista será seu melhor amigo em algumas semanas
Aproveite a entrevista para testar se aquela empresa, vaga, cultura faz sentido para você
Tenha algumas perguntas na manga para esse público, especialmente as que devem ser respondidas do ponto de vista de um Junior Banker e que ajudarão você a decidir se você quer trabalhar nesse lugar
Entrevista com equipe sênior
Entrevistas com a equipe sênior são as mais importantes e costumam ser as mais agradáveis. O Senior Banker estará engajado tanto em “comprar” você, quanto em “vender” a firma para você.
Dicas de entrevista com senior bankers:
Seja você mesmo, mas mostre interesse e motivação pela área e instituição
O clima pode ser mais amistoso, mas não é menos sério
Venda seu Equity Story! Agora é a hora!
Senior Bankers tendem a ser mais objetivos – espere uma conversa curta, franca e objetiva. Sabendo que você já foi sabatinado pelos membros mais juniores do time – e passou – a entrevista será menos técnica e mais focada em aspectos comportamentais.
.png)
O Senior Banker não pode errar uma contratação. Entre outras coisas, um Senior Banker é medido pelo time que ele consegue construir e inspirar. Uma contratação errada onera a reputação do Senior Banker e gera questionamento sobre sua capacidade de identificar, treinar, reter e motivar talentos. Ninguém admite, mas muitos preferem “encostar” uma má contratação até o próximo ciclo de demissão do que demitir o funcionário ainda no período de experiência.
.png)
O principal teste que você terá que passar nessa entrevista é do seu alinhamento com a posição, o que eu gosto de chamar de fit. O Senior Banker alavancará na sua experiência e senioridade para avaliar se você tem perfil para aquela vaga, testar a sua compatibilidade de valores com o banco e sua equipe, e como ele imagina você inserido no time. Tudo isso é medido em minutos com grande nível de certeza.
Além do feedback que será reportado, o Senior Banker levará em consideração a sua vestimenta, comportamento, forma de falar, disposição do seu CV. Os mínimos detalhes importam e comporão uma primeira impressão que definirá a sua contratação.
.png)
Além da sua capacidade técnica, os funcionários mais seniores valorizam proatividade (iniciativa), capacidade de resolver problemas (acabativa) e disposição para assumir responsabilidades. Estes aspectos são melhor avaliados com exemplos da sua vida, experiências e situações concretas que você viveu.
.png)
Aproveite! Não é sempre que você terá a oportunidade de interagir com um profissional tão sênior. Mostre que seu interesse por essa carreira e aquela instituição é genuína. Mostre estar bem-informado com boas perguntas sobre o Mercado Financeiro, sobre a instituição financeira e sobre as conquistas e desafios da área. Não faça perguntas “enlatadas” – aquelas que uma pesquisa no Google sugere – mas faça perguntas que ajudem você a decidir se quer trabalhar naquele lugar.
.png)
Entrevista com profissionais mais experientes exigirá planejamento e preparo para maximizar as suas chances de sucesso. Faça sua lição de casa, use o seu Equity Story e prepare previamente as perguntas certas. A entrevista será curta, muito agradável e, claro, determinante.
.png)
Equity Story
Veja o Capítulo ”O seu Equity Story”.
Mostre uma visão de longo prazo
Faça boas perguntas! O Senior Banker adora falar!
Entrevista com Recursos Humanos (“RH”)
Entrevistas com profissionais da área de recursos humanos são cruciais e podem ser bastante empolgantes a depender do contexto.
Dicas de entrevista com profissionais de RH:
Seja você mesmo, não minta.
Esteja preparado para passar pelo CV em detalhes
Entrevistadores mais experientes e com mais disponibilidade de tempo exigem mais dedicação e tempo do candidato
Mesmo um profissional mais júnior da área de RH costuma ter bastante experiência com entrevistas. Muito provavelmente, eles saberão te deixar mais confortável e menos nervoso. Saberão conduzir a entrevista para conhecer o candidato de maneira efetiva, e saberão falar muito bem sobre a instituição e sua cultura. Por outro lado, dificilmente conseguirão tirar muitas dúvidas sobre a rotina de trabalho da função que estão preenchendo (estará escrito em algum lugar), ou terão muitos detalhes da área específica. São muitas posições em um banco – impossível saber tudo com detalhes.
.png)
Algumas instituições padronizam o processo de entrada com testes que serão aplicados por RH. Com exceção desses testes, espere entrevistas com foco maior no aspecto comportamental, com particular interesse nas suas motivações e probabilidade de sucesso da sua contratação. Algumas instituições fazem até testes vocacionais
ou de personalidade. Alguns profissionais têm tanta prática e habilidade a ponto de terem uma boa ideia de quem você é sem precisar aplicar os testes padronizados.
.png)
O RH tem ainda a responsabilidade de fazer a due diligence no candidato. Seu histórico será analisado, documentação comprovada, recomendações verificadas. Espere uma análise mais profunda da sua pegada digital, discutida anteriormente neste conteúdo. Não minta na entrevista ou no seu CV. Se o RH encontrar algo que comprometa a sua contratação, esteja preparado para explicar de forma objetiva, sem assumir uma postura defensiva.
.png)
Se a entrevista com o RH for a sua primeira interação com a firma neste processo seletivo, provavelmente é uma entrevista de filtragem. Você passou no primeiro filtro, a análise de curriculum, e o RH precisa decidir se faz sentido apresentar você para a área cliente que busca fazer uma contratação. Avaliarão perfil e o seu alinhamento com a vaga.
.png)
Quando a entrevista com o RH for a sua última interação com a firma, provavelmente você foi pré-selecionado pela área cliente. Se passar pela auditoria do RH, você estará muito perto de receber uma oferta. Eles provavelmente discutirão com mais detalhes remuneração e benefícios, e alguns aspectos da cultura do lugar. Não conte com os ovos antes da hora - ainda tem muita coisa para dar errado! Mas agora falta pouco.
.png)
Os profissionais de RH estão acostumados a procurar e encontrar talentos. Se você for a pessoa certa para aquela posição, o RH será o seu maior aliado. Mas não erre com o RH, a sua contratação depende deles.
.png)
Pergunte tudo que você precisa saber, especialmente sobre o lugar e a posição
Mostre uma visão de longo prazo
.png)
Ambiente-se!
O processo de entrevistas é estressante, nãoadicione outros elementos que te desviem do seu melhorestado de espírito. Chegue cedo, leve a sua água, tenha um
caderno e caneta para anotações
.png)
As aparências não enganam!
Vista sua melhor roupa, limpa ebem passada. Arrume seu cabelo. A entrevista é um processo devenda, e em todo processo de venda a embalagem tem umpapel importante
.png)
Dê o seu melhor!
Se vai entrar no jogo, entre para ganhar. Nãodá para ganhar todas, é verdade! Mas tenha o conforto e paz deespírito de quem se esforçou genuinamente e deu o seu melhor
.png)
Ouça a pergunta!
Vença a ansiedade de falar e se vender. Procure ouvir mais do que falar, e quando te perguntarem algo,
tenha certeza de que você ouviu a pergunta. Se não ouviu ou
não entendeu, pergunte!
.png)
Aguarde a sua vez!
Nós brasileiros temos mania de interromper a outra pessoa enquanto ela fala. Deixe-a terminar o seu raciocínio e aguarde a sua vez para responder ou contribuir
.png)
Seja você!
Seja autêntico, não finja ser uma pessoa que você não é. Responda as perguntas com sinceridade e não minta
.png)
Pergunte!
Uma entrevista é uma via de duas mãos. Você também tem que tomar a sua decisão: você quer trabalhar nessa empresa? Pergunte sobre a empresa, a área, o líder, as atividades do dia a dia, questões culturais. Pergunte tudo que você precisa saber para tomar uma decisão. Tenha sempre uma pergunta inteligente adicional caso o entrevistador te pergunte se você tem alguma outra dúvida ou questionamento
.png)
Antecipe as perguntas!
A depender do seu histórico e CV,
espere algumas perguntas e esteja preparado para respondê-las de forma concisa, objetiva e sem melindres. Um exemplo seria: por que você abandonou a faculdade de medicina no segundo ano para fazer economia? Difícil não perguntar sobre isso, então esteja preparado para responder de forma objetiva!
.png)
Responda à pergunta!
Infelizmente, é muito comum se perder na resposta, ficar nervoso, querer dar explicações e satisfações
quando confrontado com uma questão difícil ou desconfortável. Comece sempre respondendo à pergunta de forma direta, objetiva e concisa. A partir da reação do entrevistador você avalia se vale a pena compartilhar mais informações ou explicações, sem entrar na defensiva
.png)
Pratique!
Ensaie sua apresentação, a “leitura” do seu CV, como apresentar suas expectativas em relação à oportunidade que você está disputando. Se alguma entrevista for em inglês, pratique antes da entrevista para aumentar a sua confiança
.png)
Fale sobre remuneração e benefícios.
Não fique constrangido
de falar sobre remuneração e benefícios, mas fale com a pessoa
certa, especialmente sobre suas expectativas
.png)
Entusiasmo é contagiante.
Não só o entusiasmo, mas vários
sentimentos são contagiantes. Como você quer que o entrevistador esteja durante a sua entrevista? Entusiasmado! Isso mesmo! Mostre interesse e energia. Sorria, ria e curta a
entrevista. Mostre o. seu entusiasmo