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Antes do Mercado Financeiro
Jargão da indústria!
Embora o conceito de Buy Side e Sell Side seja útil do ponto de vista didático, o termo não é usado para posições dentro do banco. O Buy Side é reservado para clientes. A área do banco que compra para o banco é chamada de mesa proprietária. E o Sell Side do banco chamamos de front office - todas áreas que têm contato direto com clientes institucionais e corporativos. As áreas que apoiam a execução das operações do banco são consideradas Back Office.
O Mercado Financeiro se divide entre os investidores (Buy Side), ofertantes (Sell Side) e aqueles que ajudam ambos a originar e executar transações.
Sell Side são aqueles que oferecem ou intermediam produtos financeiros. Buy Side tem excesso de capital para comprar produtos financeiros. Além das áreas de apoio, há aqueles que influenciam a relação (e transações) entre Buy e Sell Sides.
O quadro a seguir apresenta uma representação didática do Mercado Financeiro, posicionando Sell Side, Buy Side, intermediadores e as equipes de suporte.


Buy side
Buy Side, de forma genérica, se refere a todos que compram ativos financeiros em seu nome ou em nome de seus clientes, como mesa proprietária, gestores de investimentos, fundos de pensão, fundos de hedge e outras instituições financeiras. Essas entidades atuam como investidores, tomando decisões estratégicas para construir portfólios que atendam aos objetivos e critérios de risco e retorno de seus clientes e investidores (Sponsors).
As atividades do Buy Side incluem análise de investimentos, pesquisa de mercado, modelagem financeira e execução de operações de compra e venda de ativos, com o objetivo de otimizar o desempenho dos portfólios sob sua gestão.
Retail Investors, ou investidores do varejo são as pessoas físicas que. investem diretamente no Mercado Financeiro (algumas vezes através de pessoas jurídicas). Não são considerados investidores qualificados e contam com a proteção de uma legislação mais restritiva
Bancos de Desenvolvimento têm recursos para fomentar a economia ou o desenvolvimento de alguma indústria ou setor
Investidores Institucionais são investidores qualificados que representam os interesses de uma instituição financeira como fundos de pensão, seguradoras, fundos de endowment, trusts e fundos soberanos, entre outros
Hedge Funds: os fundos de hedge são fundos estruturados para investidores qualificados que na sua origem envolviam investimentos hedgeados (ou protegidos). Muitas dessas estruturas envolvem derivativos, fazendo com que a legislação de Hedge Funds seja mais flexível que de fundos de investimentos. Essa regulamentação mais flexível atraiu gestores cuja estratégia de investimento é mais arrojada e que pode envolver instrumentos derivativos para posições “hedgeadas” ou não
Asset Management: fundos de investimentos (e estruturas análogas) são grandes compradores de ações (Equity), dívida ou renda fixa (Debt ou Fixed Income) e outros títulos do Mercado Financeiro (como CRI, CRA, FIDC, etc). Alguns são especializados, outros podem investir em diferentes classes de ativos. Em geral, os fundos de investimentos seguem legislação específica que limita a atuação do gestor, restringindo suas opções com o objetivo de proteger os quotistas gerenciando suas expectativas
Fundos endownment
Fundos de endownment são fundos destinados a causas específicas que só consomem os juros gerados, nunca gastando o principal. Por preservar o principal, estes fundos são teoricamente infinitos. Os endownments mais comuns são de faculdades como Harvard e Columbia.
Posição “hedgeada”
Um exemplo de posição “hedgeada” (ou protegida) é a compra de uma ação Aconjunta com a venda de outra ação B no mesmo setor. Assumindo que as duasempresas se comportarão para o mesmo lado, mas com velocidades diferentes, oinvestidor sempre ganhará dinheiro se escolher o par de ações correto,independente de o MERCADO subir ou cair. Neste exemplo, comprado em A evendido em B, se o mercado subir e as duas ações subirem, espera-se que A subamais do que B, gerando lucro para o investidor. Se o mercado cair, espera-se que Acairá menos do que B, gerando lucro para o investidor. Nos mercados desenvolvidos.O investidor pode vender “a descoberto”, ou seja, vender um ativo que ele não tem.No Brasil, e outros países em desenvolvimento, o regulador não permite venda adescoberto obrigando o investidor a alugar a ação que ele quiser vender.
Alguns exemplos de Buy Side incluem:

Interessados em trabalhar com finanças em uma empresa encontrarádiversas oportunidades como:
Strategic Planning | Financial Planning & Analysis (FP&A) | Planejamento estratégico: traduz a estratégia de médio e longo prazo da empresa em números e projeções financeiras
Business Development | Novos negócios: responsável por prospectar e avaliar novas oportunidades de negócios para a empresa, o que pode incluir M&A
Sell side
O Sell Side envolve todos os que vendem títulos e produtos no Mercado Financeiro. No conceito restrito, são as empresas, governos e instituições financeiras, os emissores dos títulos. O conceito amplo inclui as pessoas envolvidas neste processo como os assessores financeiros.
Intermediários & Facilitadores
Nos bancos, vários grupos de pessoas trabalham para conectarcompradores e vendedores:
Com exceção do Research Buy Side, as demais áreas são remuneradas quando os clientes tomam decisões de investimento e “giram” o seu portfolio. Dependendo do produto, a remuneração pode ser corretagem (ações), rebates (fundos), ou spreads (juros).
Research (Buy Side): área que faz análises financeiras para investimentos proprietários (proprietary ou prop trades)
Sales | Vendas: área dedicada para atendimento de clientes institucionais como hedge funds, familiy offices, pension funds, entre outros. Alavancam-se no entendimento dos objetivos dos seus clientes e relacionamento para fazer recomendações de compra e venda de ativos financeiros
Research (Sell Side): área que faz análises financeiras e produção de relatórios (Research Reports) para fazer recomendação de compra e venda de títulos financeiros. O mais importante é dedicado ao mercado acionário, mas os relatórios de pesquisa podem ser macroeconômicos, de renda fixa, de comodities, entre outros
Trading: área que faz a efetiva negociação dos ativos para os clientes do banco, conectando-os ao Mercado Financeiro
Nos bancos, algumas áreas dedicadas ao Sell Side incluem:
Corporate Banking | Banco de Atacado: assessora clientes corporativos nas suas demandas por serviços financeiros do dia a dia
Investment Banking Services | serviços de banco de investimento: assessoria financeira em transações de M&A e mercado de capitais
Real Estate | Gestão imobiliária: menos comum, é um exemplo da versatilidade de finanças em uma empresa. Alguns negócios demandam uma área dedicada à gestão de ativos imobiliários que avaliam situações de compra versus aluguel, condições de refinanciamento etc.
CFO’s office | Departamento do CFO: inclui todas as atividades de apoio ao CFO e responsável por integrar os diferentes sub-departamentos de finanças
Risk Management | Gestão de Risco: acompanha, gerencia e reporta os riscos financeiros e operacionais da empresa
Treasury | Tesouraria: responsável pela gestão de caixa da empresa
Instituições financeiras
Instituições financeiras incluem os bancos, corretoras, distribuidoras, seguradoras e outras instituições participantes do Sistema Financeiro Nacional. Nos bancos deinvestimentos, o grupo que visa atender estes clientes é comumente chamado deFIG: Financial Institutions Group.

As principais áreas de suporte são:
Risk Management | Gestão de Risco: responsável pela avaliação e reporte do risco do banco, responsável pelo cálculo do V@R do banco, do índice de Basiléia, RAROC [reirók] – Risk Adjusted Return on Capital, entre outras coisas
Back office: termo geral para todas as áreas diretamente relacionadas com a execução das transações financeiras. A principal área é Operations
Suporte
Apesar da crescente tecnologia, as transações não acontecem sozinhas e têm um esquadrão de pessoas para viabilizar as milhares de transações que acontecem diariamente de forma correta, legal e com transparência.
Uma medida comum da eficiência de um banco é a relação back-office/front-office, ou seja, de quantas pessoas preciso para entregar o que uma pessoa vende. O banco busca diminuir essa relação com escala e tecnologia.
Compliance: área responsável pela adequação do banco às políticas e legislação vigentes, normalmente liderada por um bom advogado. Como o banco é um conjunto de pessoas, são essas pessoas que precisam conhecer e seguir tais políticas e legislação. Se você tiver a oportunidade de trabalhar em um banco, essa área estará no seu pé – recomendo fortemente tê-los como seu aliado.