

A carreira “certa” para você
Antes do Mercado Financeiro
Perguntas e Respostas
Não sei o que eu quero, como eu
começo?
Faça sua lição de casa.
- quem é você
- quais são as alternativas
- como você se vê em cada alternativa
- informe-se, teste
Estou na dúvida entre duas alternativas. Como decidir
Se as duas alternativas forem muito diferentes, resolva isso! Você não pode ficar na dúvida entre duas carreiras muito diferentes. Isso significa que você não se conhece bem (pouco provável) ou não conhece bem as opções (mais provável).
Se as duas alternativas forem correlacionadas, tudo bem! É normal ficar em dúvida entre carreiras que parecem iguais. Vale a pena refinar sua análise, mas talvez seja mais eficiente experimentar! Com um pouco de experiência as diferenças ficarão mais claras para você e a decisão mais fácil.
Sim, consegue.
Você terá que estudar e se dedicar, e em termos relativos será ainda mais difícil pois sua faculdade pode não ter os melhores recursos. Mas o que você vai fazer? Lamentar ou resolver o problema?
Consigo ser bom sem vir das melhores faculdades do país?
Por que comportamento é tão importante?
Comportamento é mais difícil de se ensinar (para não dizer impossível). Mudar padrões de comportamento demora muito (até um ano), requer muito esforço da pessoa e do seu mentor, e é estressante.
É mais fácil contratar a pessoa com o comportamento esperado e ensinar a fazer o trabalho.
Quero migrar de profissão!
Recomeçar e migrar de profissão são coisas diferentes.
Migrar tem implícito que você continuará a sua jornada profissional, mas em outra carreira. Mantém-se cargo, salário e agora um novo desafio. Há poucas oportunidades para se migrar de profissão, e geralmente elas aparecerão em posições de gerência quando as habilidades do líder são mais importantes do que a tarefa em si.
Recomeçar é dar um passo para trás na carreira – às vezes grande. Não é fácil nem óbvio voltar na carreira tanto em senioridade, quanto em salário, porque você quer seguir em uma profissão em que você não tem nenhuma experiência. O mais comum é esse sacrifício não fazer sentido.
Por que fit é tão importante?
Porque o senso de pertencimento é fundamental para o sucesso da equipe. Queremos fazer parte e ser respeitados. Ajuda termos os mesmos objetivos e valores.
Fit geralmente implica um alinhamento de várias dessas variáveis que culminam com uma conclusão; gostaria de ter essa pessoa no meu time
Tenho 26 anos, é muito tarde para…
Não importa o que...
26 anos é muito jovem. É um jovem com muito mais experiência do que um jovem de 20 anos, mas você ainda está na infância da sua carreira profissional.
Talvez não seja fácil. Talvez não seja óbvio ou recomendável. Mas não deixe ninguém dizer que é impossível.