

O que você precisa saber ao entrar no novo emprego
No Mercado Financeiro

Você não fez nada para essa reunião
Pois é! Tudo conspira contra, especialmente quando você é estagiário ou analista. Todas as razões para não te levarem para a reunião são sobre você, e a razão para o seu chefe te levar na reunião é por que ele é legal. O Mercado Financeiro é mesmo narcisista!
Quando você finalmente participar de uma reunião – eventualmente terá que acontecer – aproveite a oportunidade. Chegue antes do horário, esteja super bem apresentável, seja empolgado (que é contagiante) e agradeça a oportunidade sem exageros. Se você tiver alguma responsabilidade – talvez você ficou encarregado das impressões – não erre! Calma aí... faltou ênfase: NÃO ERRE!!
Não fale a não ser que seu chefe te dê explicitamente abertura ou perguntar algo.
Razões para não te levarem na reunião:
Na reunião:
Razões para o seu chefe te levar para a reunião: ele é legal!
Produza um relatório da reunião e compartilhe com o seu time, sem copiar o cliente, com especial foco nos entregáveis da reunião.
Você é muito júnior ou está há pouco tempo no banco ou no time
Leve papel e caneta e anote tudo
Reuniões
O mais legal do Mercado Financeiro é participar das reuniões. São reuniões de alinhamento, reuniões prévias, reuniões para apresentar diagnósticos, resultados, planos, e assim por diante.
Em resumo, você quer participar da reunião por uma razão apenas: são nas reuniões que tudo acontece! Você quer estar nelas. Você quer se enfiar em todas as reuniões que aparecerem na sua frente.
Mas nem sempre será possível.
Melhor ainda se você começar imediatamente a trabalhar nestes entregáveis, uma oportunidade para mostrar que foi uma boa ideia te levarem na reunião.

Você não conhece o cliente (e vai continuar sem conhecer)
Tenha uma calculadora para fazer contas rápidas (mais confiável que fazer de cabeça, e mais elegante que fazer no celular).
Infelizmente, não dá para ter o melhor de todos os mundos. Ir na reunião é legal, mas perdemos muito tempo no processo inteiro, o que não pode ser desculpa para entregar menos que o seu colega analista que ficou no escritório. Acostume-se com a ideia que participar de reunião significa trabalhar até tarde naquele dia – eu garanto que valerá a pena.

Ritmo de uma reunião: como avaliar o sucesso dela?
Uma reunião de sucesso tem um objetivo que foi cumprido, e um follow-up claro e objetivo.
Ao longo da sua jornada no Mercado Financeiro, você ganhará protagonismo nas reuniões. Se no começo, você está mais para espectador, no meio para frente da sua carreira você estará em uma posição central, e muitas vezes conduzindo a reunião.
Independente se você é mais sênior ou mais júnior, é fundamental você aprender a avaliar o sucesso de uma reunião. Afinal, essa reunião foi um sucesso ou não? Para responder a essa pergunta, você tem que definir o objetivo da reunião antes. Sem definir objetivos, é impossível avaliar o resultado de uma reunião.

Com objetivos definidos e claros, conseguimos nos organizar para o sucesso da reunião. Ajustar os materiais, a linguagem, o tom de voz. Sem objetivos, a reunião é vazia e será inconsequente. Com objetivos, temos norte e um parâmetro de avaliação.
Se temos um objetivo concreto, muito provavelmente a reunião terá um evento subsequente, algum tópico de follow-up. Uma reunião pode ter como objetivo apresentar uma ideia, uma proposta, discutir um contrato, e os follow-ups serão mandar uma proposta comercial, ajustar a proposta se ela não foi aceita e fechar um contrato. Reunião que acaba nela mesma raramente é uma boa reunião.
O sucesso da reunião está em cumprir o seu objetivo, e estar mais próximo do seu objetivo final. É bem fácil avaliar uma reunião, basta comparar como você entrou versus como você saiu.
Esse texto não é só sobre reuniões... é sobre tudo e qualquer coisa que você se dispor a fazer profissionalmente e pessoalmente se quiser ser uma pessoa de sucesso.
Como lidar com o bônus?
Bônus no Mercado Financeiro pode ser diferenciado. Em alguns casos, a depender do seu salário, superam 12x o seu salário mensal, ou seja, o bônus pode dobrar a sua remuneração.
Em geral, firmas com salários mais baixos costumam oferecer bonificação maior, e lugares com salários mais altos e muitos benefícios oferecem bonificação menor. No final, o que vale mesmo é o TOTAL COMPENSATION, que é a soma de tudo que você ganhou ao longo do ano, inclusive com benefícios. Fora do Mercado Financeiro, é comum oferecerem mais benefícios, mais estabilidade e menor bonificação.
Em geral, times responsáveis por execução, o que inclui todo mundo abaixo de sênior vice-president, tem bonificação mais padronizada. O banco define uma faixa de bonificação para cada cargo, com poucas pessoas nos extremos e a maioria na “meiuca”. Por isso, a melhor pergunta que você pode fazer na reunião do bônus é como foi a sua avaliação, ou seja, em qual tier da classe de [cargo] você está. Geralmente os gestores dizem. A próxima pergunta é se o seu bônus reflete este ranking – o que invariavelmente responderão que sim. Mas nem sempre é assim... A pergunta é retórica, só para mostrar que você não é bobo, porque não tem nada que você possa fazer.
Os times responsáveis por originação de negócios terão maior variação do bônus em função de performance. Neste caso, é mais objetivo, pois é só fazer conta. Algumas áreas de alguns bancos tem uma fórmula paramétrica para definir o montante de bônus a ser distribuído para o time. Mas isso é muito raro.
Quem paga bônus, especialmente no Mercado Financeiro, quer pagar o mínimo possível, mas o suficiente para você não ficar chateado. Se você ficar contente demais, seu chefe errou! Kkkk Talvez no ano que vem ele não seja tão generoso. Por outro lado, se ele achou que foi generoso e você não expressou gratidão, seu chefe ficará chateado. Ou seja, nessa dinâmica de expectativas, você tem mais downside do que upside.
Antes de receber o seu bônus, prepare-se. Não é uma reunião que você quer deixar a sua emoção te guiar. Tenha 3 valores em mente: um valor bom, um valor esperado, e um valor ruim. Tenha um discurso para cada cenário e seja fiel ao discurso que você preparou. Improvisar nessa hora só tem downside.
Melhor mesmo é dosar a sua reação, nunca chateado demais, nem feliz demais. E se alguém perguntar, diga: “o bônus é menor do que eu gostaria, provavelmente mais do que você deveria me pagar, e suficiente para não me deixar pê da vida!. Obrigado chefe!”